quarta-feira, 25 de maio de 2011

Festival de Dança de Joinville


O Festival de Dança de Joinville é um festival que ocorre anualmente no mês de julho na cidade de Joinville, Santa Catarina, e este ano(2011) acontecerá de 20 a 30 de julho.
Junto com o festival, vários outros eventos acontecem, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

Mostra Competitiva: Em oito noites os bailarinos demonstram o que sabem fazer de melhor nos sete gêneros: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Dança Urbanas e Dança Populares.
Quem decide são os jurados escolhidos pelo Conselho Artístico do Festival de Dança. Os primeiros colocados retornam na Noite dos Campeões para dançar a vitória colhida após tantos meses de dedicação e esforço para fazer tudo dar certo na Mostra Competitiva.
Os jurados também honram destaques com a premiação especial Troféu de Melhor Grupo, e medalhas de ouro para: Prêmio Revelação; Melhor Bailarino; e Melhor Bailarina. Ao total, são R$30 mil em dinheiro para esses agraciados. Já o Coreógrafo Revelação ganha uma viagem ao Festival de Lyon, na França.



Meia Ponta: Com o objetivo de estimular novos talentos, o Meia Ponta é uma mostra competitiva, que reune bailarinos entre 10 e 12 anos, em três anos, no Teatro Juarez Machado, anexo ao centreventos Cau Hansen.
Os grupos podem se apresentar nos gêneros Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Danças Populares, Sapateado, Jazz e Dança Urbanas. Os premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar voltam ao palco na tarde campões.
Entre os fatores avaliados no processo de seleção, dois deles recebem destaque no caso da mostra infantil: a adequação das peças escolhidas para os bailarinos, no caso do Ballet Clássico de Repertório; e o desenvolvimento adequado do tema proposto, no caso dos demais gêneros. Em ambos os casos, a técnica aplicada e o tema abordado precisam estar de acordo com a capacidade e idade dos pequenos bailarinos.


Palcos Abertos: Instalados em espaços não-convencionais, como praças, hospitais e shopping centers na área central e nos bairros da cidade, os Palcos Abertos propiciam aos moradores locais e visitantes, espetáculos gratuitos de qualidade. As coreografias são inscritas por grupos de todo o país e passam pela análise criteriosa do Conselho Artístico do Festival - o mesmo crivo a que são submetidos os candidatos à Mostra Competitiva e Meia Ponta.
Os Palcos Abertos já confirmados são: Ancianato e Hospital Bethesda, Lar Abdon Batista, Lar do Idoso Betânia, Hospital Dona Helena, Hospital Infantil DR. Jeser Amarante Faria, Hospital Regional, Hospital Unimed, Rodoviária de Joinville, Teatro SCAR (Jaraguá do Sul), SDR (Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional), Feira da Sapatilha, Praça Nereu Ramos, Docol, Shopping Cidade das Flores e Shopping Mueller Joinville.


Noite de Abertura: Uma noite especial, com espetáculos de tirar o fôlego da plateia. Um show de cores, música e muito talento para dar as boas vindas ao maior festival de dança do mundo. A Noite de Abertura do Festival de Dança de Joinville é uma das mais disputadas do evento e já recebeu grandes expoentes e talentos reconhecidos no mundo todo, como Mikhail Baryshnikov, Ballet Nacional de Cuba, Débora Colker, entre outros. Grandes nomes nacionais também fizeram as cortinas do Centreventos Cau Hansen se abrirem pela primeira vez.
É o caso do espetáculo "Pernas Pro Ar", estrelado pela bailarina e atriz Claudia Raia, que em 2010 bateu o recorde de bilheteria do Festival, tendo lotação esgotada em menos de três horas de venda de ingressos. Foi a primeira vez que um musical abriu o Festival.


Noite de Gala: O glamour, a beleza e o encantamento de uma noite que demonstra sua importância já pelo nome. A Noite de Gala do Festival de Dança traz ao público sempre um espetáculo diferenciado, conceituado e consagrado nos palcos do Brasil e do Mundo. Apesar do nome, o Festival mantém sua característica democrática e não exige trajes de gala para a plateia.
Em 2010, quem encheu de brilho a Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville foi a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com o espetáculo "Giselle".
No elenco, bailarinos da escola joinvilense russo dançando ao lado de dois solistas vindos diretos do Bolshoi da Rússia especialmente para esta grande noite.



Noite dos Campeões:  A Noite dos Campeões é a glorificação dos melhores do Festival de Dança. Os primeiros colocados da Mostra Competitiva sobem ao palco para receber os aplausos da platéia que tem a certeza de conferir o que de melhor passou pelo olhar dos jurados durante todo o Festival. É a consagração de um trabalho de um ano sendo reconhecido no palco do maior festival de dança do mundo.



Mostra Contemporânea: Tudo isso e muito mais você encontra no universo da Mostra Contemporânea de Dança. Com o objetivo de mostrar o que está sendo criado na contemporaneidade na dança, a Mostra realça a diversidade de linguagens e perspectivas de criação e pesquisa. A programação inclui espetáculos inéditos ou não e workshops gratuitos destinados a coreógrafos e bailarinos.

Encontro das Ruas: Parada certa dos seguidores da cultura urbana durante o Festival, o Encontro das Ruas reúne em um único encontro o melhor da cultura Hip Hop com graffiti, batalha de MC's, DJ's e muita agitação com a galera que faz do mundo urbano o seu jeito de levar a vida e o Festival de Dança abre espaço para estas vertentes, cada vez mais consolidadas no Brasil.


Rua da Dança: Um espaço diversificado, onde artista e público interagem e desenvolvem atividades como cursos, oficinas, teatros e aulas abertas de dança de salão, hip hop, capoeira, yoga, entre outras. Uma programação voltada para que a comunidade entre, literalmente, na dança e que movimenta quem passa por lá.

Passarela da Dança: As tendências da moda voltadas para os palcos. Os figurinos que são um verdadeiro espetáculo e os lançamentos que vão brilhar nas coreografias do Brasil todo estão na Passarela da Dança. Os desfiles com as principais marcas especializadas do Brasil e do Mundo ocorrem no Centreventos Cau Hansen e são um show a parte nesta que já se tornou uma das mais disputadas atrações do Festival de Dança de Joinville.

Cursos e Oficinas:Uma ampla programação didático-pedagógica conduzida por professores especializados que são referência em dança no País e no exterior, o que reforça a natureza didática do Festival. Os cursos e oficinas são realizados em diversos locais de Joinville, com estrutura adequada para cada atividade programada. A cada edição o Festival de Dança oferece mais de 1600 vagas cursos e oficinas para qualificar estudantes e aperfeiçoar profissionais nas suas mais diferentes áreas de atuação em dança.


E a tão esperada...

Feira da Sapatilha:  A Feira da Sapatilha é o maior espaço do mundo especializado em artigos para a dança. São mais de 4 mil metros quadrados com dezenas de estandes com os mais variados itens para bailarinos, coreógrafos, diretores e amantes da dança em geral. No espaço o visitante ainda pode fazer um lanche com uma gama de opções em alimentação e apreciar as apresentações no Palco Aberto montado no local.
Mas a Feira da Sapatilha é, acima de tudo, o maior ponto de encontro entre os participantes do Festival de Dança de Joinville, seja turista, bailarino ou mesmo a comunidade local, todos aproveitam para conhecer a Feira, fazer novos amigos e fazer suas compras.
Não perca a chance de prestigiar o maior festival de dança do mundo! Festival de Dança de Joinville, de 20 a 30 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário