segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um presente ao Festival Santa Catarina Dança

Confira neste vídeo, a participação especial de Cecília Kerche no Festival Santa Catarina Dança.No dia 17/09/11, Florianópolis (SC), Teatro Pedro Ivo.


Gostou?
Comente!
Beijinhos...

domingo, 18 de setembro de 2011

VOCAÇÃO X DETERMINAÇÃO

Dizia Thomas Edison que talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Muitos professores e coreógrafos se queixam da falta de disciplina e comprometimento dos alunos e bailarinos, o que retarda o desenvolvimento dos pequenos talentos.
Para se tornar um grande profissional não basta nascer com predisposição genética ou com vocação para a arte (é lógico que isso ajuda muito!), mas é preciso muito determinação, dedicação, disciplina e comprometimento.

Segundo a maître de ballet Tatiana Leskova, "a pessoa que ama a dança e não é dotado das exigências físicas que requer o Ballet Clássico, pode optar por outras modalidades, como a dança moderna e contemporânea, que também são lindas, apesar dos trabalhos sérios e de qualidade serem raros", afirma a maître.


Fonte: Guia das Escolas de Dança 2011-2012



Gostou?
Comente!
Beijinhos...

De boca aberta




Gostou?
Comente!
Beijinhos...


sábado, 17 de setembro de 2011

Festival Santa Catarina Dança

Durante os dias 15, 16, 17 e 18/09/2011 acontecerá o Festival Santa Catarina Dança.

Ingressos: Antecipe sua compra de ingressos!
Estão à venda no Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Pedro Ivo.
Telefones: (48) 3233-7229 e (48) 3028-8070
Local: Florianópolis, SC. Teatro Pedro Ivo.

Acesse o site: www.santacatarinadanca.com.br

Não perca...

sábado, 10 de setembro de 2011

O que é?

O que é Tango?


tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".




Origem da Música

Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu.
Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.


Características
A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.


Estilo do Tango
Há diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, tango romanzae o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico (o electrotango pode ser conferido nos trabalhos dos grupos Bajofondo e Gotan Project).



Gostaram?
Comentem!
Beijinhos...

De boca aberta




Gostaram?
Comente!
Beijinhos...


domingo, 4 de setembro de 2011

Com que roupa?

Estamos iniciando um novo quadro no nosso blog. Chama-se: Com que roupa?. Nele, vamos falar quais roupas são indicadas para praticar as aulas de cada modalide!Aproveite....

Com que roupa você faz aula de Balé Clássico?
                            
Meia:

                                                       
Indicamos meia calça de helanca, pois é mais forte e resistente.

      Collant:

Se sua escola exigir ou você preferir, existem collans brancos, rosas...

Sapatilha:

Preferimos e usamos sapatilhas com sola divida e de lona, por isso indicamos.

Sapatilha de ponta:

Pra quem já usa sapatilha de ponta...

E por último, faça seu coque.

Elásticos:

 Primeiro faça uma "cola de cavalo" com elásticos reforçados.

Grampos de Cabelo:

Enrole a colinha, e coloque os grampos, deixando assim seu coque bem firme.

Redinha:


Em seguida coloque a redinha. Se sua escola exigir ou se você preferir, também existem redinhas brancas, pretas, beges...

Enfeite:


Por último, se você quiser, coloque o enfeite de coque.

*Se estiver frio e sua escola permitir, você pode usar casaquinhos e blusas de meia. Lembre-se: a sua roupa deve ser sempre justa, para não atrapalhar a observação e correção da professora.

*Não recomendamos saias pois dependendo do modelo, pode atrapalhar na observação e correção da professora. 


Prontinho, você está pronta para fazer uma aula de clássico com elegância e muita disciplina.


Gostou?
Comente!
Beijinhos...

De boca aberta




Gostou?
Comente!
 Beijinhos...

O que é?

O que é Dança do Ventre?

A Dança da india é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893. No Oriente é conhecida pelo nome em árabe raqṣ sharqī (رقص شرقي literalmente "dança oriental"), ou raqṣ bládi (رقص بلدي, literalmente "dança da região", e, por extensão, "dança popular"), ou pelo termo turco çiftetelli (ou τσιφτετέλι, em grego).
É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.


Origem:

A origem é controversa. É comum atribuir a origem a rituais oferecidos em templos dedicados à deusa Ísis, em agradecimento à fertilidade feminina e às cheias do rio Nilo, as quais representavam fartura de alimentos para a região; embora a Egiptologia afirme que não há registros desta modalidade de dança nos papiros - as danças egípcias possuíam natureza acrobática. É possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. Com o tempo, foi incorporada ao folclore árabe durante a invasão moura no país, na Idade Média. Não há, contudo, registros em abundância da evolução na Antiguidade.

Evolução Técnica

Tecnicamente, os movimentos são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco isoladas ou combinadas, ondulações de braços e mãos, tremidos (shimmies) e batidas de quadril , entre outros. Segundo a pesquisadora norte-americana Morroco, as ondulações abdominais consistem na imitação das contrações do parto: tribos do interior do Marrocos realizam ainda hoje, rituais de nascimento, em que as mulheres se reúnem em torno da parturiente com as mãos unidas, e cantando, realizam as ondulações abdominais a fim de estimular e apoiar a futura mãe a ter um parto saudável, sendo que a futura mãe fica de pé, e realiza também os movimentos das ondulações com a coluna. Estas mulheres são assim treinadas desde pequenas, através de danças muito semelhantes à Dança do Ventre.


Evolução histórica:


Tendo sido influenciada por diversos grupos étnicos do Oriente, absorveu os regionalismos locais, que lhe atribuíam interpretações com significados regionais. Surgiam desta forma, elementos etnográficos bastante característicos, como nomes diferenciados, geralmente associados à região geográfica em que se encontrava; trajes e acessórios adaptados; regras sobre celebrações e casamentos; elementos musicais criados especialmente para a nova forma; movimentos básicos que modificaram a postura corporal e variações da dança. Nasce então, a Dança Folclórica Árabe.





Gostou?
Comente!
Beijinhos...


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é?

O que é Dança Moderna?
A expressão dança moderna se refere às escolas e movimentos da história da dança referentes ao período da modernidade.
A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança.
Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.

A Dança Moderna apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Acadêmica ou Clássica.
Dança Moderna começou na América no início do século 20, quando os antecessores dos artistas que hoje conhecemos, começaram sua própria rebelião contra a formalidade do balé e a previsibilidade das populares mostras de dança do período. As suas técnicas e estilos eram muito diferentes, o que eles tinham em comum era a insatisfação com as opções disponíveis para bailarinos e seu objetivo último era transmitir ao seu público um senso de realidade interior e exterior - um objetivo que ainda inspira bailarinos modernos hoje.
Na América do Norte, a dança moderna recebeu grande influência dos estudos do ator e pesquisador francês François Delsarte ( 1811-1871). Suas investigações podem ser condensadas em seus dois grandes princípios: A Lei da Correspondência e a Lei da Trindade. Uma aluna de Delsarte ( Mme. Harvey) levou os ensinamentos do mestre até a Denishawn School, escola de dança fundada por Ruth Saint Dennis e Ted Shawn. Esse último iniciou sua carreira com o estudo do Delsartismo. A grande iniciadora da dança moderna americana foi Isadora Duncan, mas a primeira técnica estruturada foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 do século XX. Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais.
A Dança Moderna , emergida dos últimos anos do século XIX e afirmada nos primeiros do século XX, teve raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc, e seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica fechada.
Depois de Martha Graham, vieram outros nomes que enriqueceram ainda mais o cenário da época: Doris Humphrey, Lester Horton, José Limon entre outros. Suas técnicas encontram-se em alguns pontos, mas divergem muito. E suas escolas continuam a existir muito fortemente nos Estados Unidos, um dos berços da Dança Moderna. Esta foi muito afastada pela Dança Contemporânea, mas voltou ao seu lugar depois de 3 anos.
Principais nomes da Dança Moderna nos EUA: Isadora Duncan, Martha Graham, Ruth Saint-Dennis, Ted Shawn, Charles Weidman, Doris Humphrey, Loïe Fuller.


Gostou?
Comente!
Beijinhos...